quinta-feira, 1 de julho de 2010

VOCÊ DARIA UM POUCO DO SEU LIXO PARA UMA FAMÍLIA CARENTE?

A resposta imediata é sim. Mas na prática isto não acontece.
Veja como você pode ajudar, bastando um mínimo esforço.



ixo, além de proteger o meio ambiente de um material altamente poluidor, dá emprego e possibilidades de uma vida mais digna para muitas famílias carentes que selecionam e vendem este lixo.
Em nossa cidade, os materiais recicláveis que são coletados pela prefeitura são entregues para a "Associação de Recicladores Esperança", que funciona no Centro de Treinamento da Comcap, no Itacorubi. A outra entidade do ramo é a "Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis", formada por cerca de 100 catadores, cuja sede fica ao lado da Ponte Pedro Ivo.
A cidade faz a sua parte
Florianópolis conta com um dos mais antigos sistemas de coleta seletiva do Brasil.
O programa foi iniciado em 1988, e a prefeitura, através da Comcap, é a responsável pela execução dos serviços de coleta, que atinge, hoje, 130 toneladas por mês, na Capital, abrangendo quase 90% da população, em 45 bairros. A quantidade de lixo coletada mensalmente em Florianópolis é bastante variável, aumentando no verão, quando milhares de visitantes chegam à cidade.
Hoje, 327 prefeituras operam programas de coleta seletiva no país. O Brasil possui 5.563 municípios - ou seja, a coleta seletiva ocorre em menos de 6% das cidades brasileiras. Portanto, Florianópolis está na vanguarda neste sistema, tão importante para o ambiente quanto para oferecer renda para pessoas carentes.
Como você pode
fazer a sua...
A prefeitura vem buscar o lixo reciclável em sua porta. É uma facilidade muito grande. O que você precisa fazer é simplesmente separar o chamado lixo seco – papéis, vidros, embalagens, plásticos, garrafas pet, sacos etc – em um recipiente simples (um saco plástico, por exemplo) e colocar na sua porta.
Apesar de muita gente colaborar, a quantidade de famílias que instauraram este hábito ainda pouca. Basta olhar os lixos comuns e ver como eles contêm recicláveis.
Não adianta falar em Jesus, em Deus, em solidariedade, se não mexemos uma palha para ajudar os menos favorecidos. Separar o lixo é um esforço muito pequeno e que ajuda demais muitas pessoas. Comece você também a fazê-lo.

Nenhum comentário: