quinta-feira, 1 de julho de 2010

A REVOLUÇÃO DO LIXO

Em todo o planeta e em cada casa a questão do lixo está sendo repensada e tratada de uma forma diferente. O que era desperdiçado hoje é fonte de renda para milhares de famílias. A população cada vez mais adere aos programas de coleta seletiva e dá preferência a produtos que utilizem embalagens mais simples, que gerem menos resíduos.
O comprometimento dos cidadãos com a reciclagem do lixo é um dos importantes indicadores da qualidade de vida. Há progressos em nossa cidade, mas ainda falta muito,.Visitamos a triagem da Comcap em Itacurubi e observamos que existe muito lixo da coleta normal que poderia ser reciclado, sobretudo as garrafas de pet: " Notamos muitas garrafas, vidro e outros objetos que poderiam ser separados para a coleta seletiva e que são jogados no lixo normal. Ainda falta consciência da comunidade para melhorar neste aspecto", declarou Adriano Corbellini, engenheiro ambiental da Comcap. Leia mais nesta matéria especial




Aumenta a coleta seletiva na cidade.

A boa notícia foi divulgada no Dia Mundial do Meio Ambiente.A coleta seletiva reduz em dois os 35 andares em que se amontoaria o lixo produzido na Capital em um mês.

Em toda a cidade, a média mensal de lixo reciclável recolhido triplicou em um ano. O presidente da Comcap, Wilson Cancian Lopes, a propósito do Dia Mundial do Meio Ambiente, informou que a coleta seletiva, só no Centro de Florianópolis, tem conseguido produzir o que até 2008 era a produção mensal da cidade inteira. Em maio deste ano, foram recolhidas ,no Centro, 189 toneladas de materiais recicláveis. Em toda a cidade, a média mensal mais do que triplicou em um ano e atingiu, também em maio, 640 toneladas.
Hoje, a coleta seletiva da Comcap produz 6% do total de resíduos sólidos coletados na cidade. "Se a produção de um mês em Florianópolis fosse depositada numa área como a do gramado do Scarpelli ou da Ressacada, teríamos uma montanha de lixo equivalente a uma torre de 35 andares. Com a quantidade reciclada hoje, conseguimos diminuir esta pilha em pelo menos dois andares", compara Lopes.


Conquista ambiental e redução de custos públicos.


"Tem sido uma grande conquista: separar melhor o lixo representa ganho certo para a cidade. Só no ano passado, a Prefeitura Municipal de Florianópolis economizou em torno de R$ 600 mil com o que foi reciclado", afirma, o presidente da Comcap, Wilson Cancian Lopes. A coleta seletiva diminui os custos públicos com transporte e destinação de lixo e gera renda para associações de catadores e triadores. Diminui o impacto ambiental com a redução da necessidade de retirada de matéria-prima da natureza e o aumento da sobrevida dos aterros sanitários.
Em fevereiro deste ano, a coleta seletiva passou a ser diária em 73 ruas do Centro da cidade. Gradativamente, a frequência será ampliada em todo o triângulo central, com a consequente redução no roteiro da coleta convencional em áreas residenciais.


Saiba o que fazer com os resíduos tecnológicos:

Lixo eletrônico é o nome dado aos resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos (o que inclui televisores, computadores, geladeiras e outros dispositivos).

Tais resíduos, descartados em lixões, constituem-se num sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar. Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões.
No Brasil, não há legislação nacional que define critérios para a reciclagem e o tratamento de resíduos eletrônicos.
Veja os postos de coleta de lixo eletrônico disponibilizados pela Comcap, para a cidade de Florianópolis – SC.
E-ciclagem Ambiental
Realizam coletas de quantidades grandes e recebem entregas. R José Maria da Luz, 263 - José Mendes /Florianópolis. (48) 8836 1376 (48) 8836 1376 / (48) 3879 9077
Projeto Meta Reciclagem Realizam coleta e recebem entregas. R. Graciliano Manoel Gomes, 1328 - Ingleses /Florianópolis (48) 9998 3389 / (48) 9998 3389 / 84062839 .
Campeche Comércio e Transporte de Resíduos Recicláveis Realizam coleta se apresentar bom valor econômico e recebem entregas. Rodovia SC 405, 1482 - Campeche / Florianópolis (48) 32331457 / (48) 32331457
CDI – SC (Comitê para Democratização da Informática) Contato para doação de resíduos eletrônicos e informações sobre o tema. Endereço eletrônico: dir.tecnica@cdisc.org.br e www.cdisc.org.br (48) 9983 4996 (48) 9983 4996
Procure na sua cidade os postos de coleta de lixo eletrônico!
Faça a sua parte.
Fonte: voluntariosonline.org.br

Nenhum comentário: