quinta-feira, 1 de julho de 2010

Separar lixo reciclável, uma ação fácil que todos ganham!!

A coleta seletiva, realizada pela Comcap, desde 1986, é uma forma eficaz de tratamento de resíduos.


Com ela, a quantidade de lixo enviada para o aterro sanitário diminui,
aumentando a vida útil do lugar. Além disso, ajuda na economia de recursos naturais, oferece melhores condições de trabalho
para os catadores e gera novos empregos nas indústrias recicladoras. Você ainda vai ou não vai separar o lixo reciclável?
A coleta seletiva atinge em torno de 80% da população de Florianópolis, e se a sua comunidade ainda não recebe a coleta seletiva,
entre em contato com a Comcap e solicite este importante serviço, sempre é melhor reclamar para entidades comunitárias, ambientais e ONG,s .
Faça sua parte. Em caso de dúvidas, ligue para o Disque Coleta Comcap: 0800 643 1529.




O que pode ser reciclado


Papel: Jornais, revistas, cadernos, folhas de rascunhos, papel de embrulho, saco de pão, embalagens Tetra Pak, entre outros.
Vidro: Garrafas, potes, frascos de alimentos e perfumes, vidros de automóveis, entre outros.
Metal: Fios, arames, latas de bebidas e de alimentos, pregos, parafuso, objetos de ferro, bronze, zinco e cobre.
Plástico: Garrafas de água e de refrigerante, potes de alimentos, frascos de produtos de higiene e limpeza e brinquedos.
Obs: Para a segurança dos coletores, todo material separado para a reciclagem deve estar limpo. Vidros e objetos cortantes devem ser embrulhados em folhas duplas de jornal.


O que não pode ser reciclado

Rejeitos: Cigarros, papel e absorventes higiênicos, lenços de papel, fraldas descartáveis, papéis engordurados.
Produtos Específicos: Espelho, couro, cerâmicas, fitas adesivas, esponja de aço, tubos de televisão, lâmpadas, isopor, adesivos e fotografias, vidro refratário de panela e travessa para microondas, louça, barbeador descartável, clipe e grampo, tomada, esponja de aço, papel carbono, entre outros.

O que fazer com o óleo de fritura?


Reciclagem de óleo de cozinha: muita gente ainda não sabe, mas o óleo de cozinha doméstico também pode ser reciclado. O que antes era despejado no ralo da pia, vaso sanitário ou em bueiros, contaminando o meio ambiente e podendo provocar acidentes, hoje já é reaproveitado graças ao projeto ReÓleo. Para participar você deve levar o óleo usado dentro de uma garrafa pet (refrigerante) até o Ponto de Entrega Voluntária (PEV’s) mais próximo. A iniciativa é da Associação Comercial Industrial de Florianópolis (Acif), que desde 1998 recolhe o material e envia para uma empresa do Paraná. O produto é utilizado como matéria-prima para produção de fertilizantes, desmoldante para construção civil e óleo para corrente de motosserra. Além disso, também pode virar sabão. Em Florianópolis, existem oito postos de coleta: nos Postos Galo e nas sedes da Acif e da Comcap.

O que fazer com o lixo orgânico?

O lixo orgânico deve ser encaminhado para a coleta comum. Outra alternativa é transformar cascas de frutas, legumes e sobras de alimentos em adubo orgânico. Esses são os passos para a compostagem:
Coloque camadas alternadas de restos de comida, grama, folhas mortas com terra em uma lata sem fundo até enchê-la. A última camada deve receber terra, grama ou folhas mortas;
Mantenha o material úmido e misture duas vezes por semana para que o ar chegue aos microorganismos;. Após 90 dias o adubo estará pronto.
Obs: Não coloque carne na mistura do adubo orgânico.


Nenhum comentário: