quinta-feira, 17 de junho de 2010

Segundo Geólogo, mar avançou por causa do molhe


A construção do molhe, segundo o geólogo voluntário da Defesa Civil, Rodrigo Sato, é a causa de o mar ter avançado mais de 50 metros nos últimos 16 anos.


O estudo de Sato contempla um levantamento histórico desde 1938. As fotos aéreas mostram que por mais de 50 anos a praia foi saudável e manteve a mesma metragem de faixa de areia.
A diminuição começou a partir da década de 1990, quando se iniciou a construção do molhe na Barra da Lagoa. De lá para cá, a erosão foi maior a cada ano, e a consequência direta foi o sumiço gradativo da areia.
— A praia é um sistema de equilíbrio que deposita areia e faz a erosão ao mesmo tempo. Quando a balança pesa para um dos lados, a praia adoece, como na Barra da Lagoa e Armação. Elas só erodem, não depositam areia porque não há espaço para isso.
O especialista alerta que a praia continuará erodindo até que o equilíbrio seja retomado. Mas disse que não há como prever quando isso poderá ocorrer e nem se o avanço do mar será de cinco ou 30 metros.
— O ideal é fazer a Barra da Lagoa voltar ao seu estágio natural. A retirada imediata dos molhes e trapiche e o engordamento da areia são medidas que podem reverter a situação.
Fonte :DC

Nenhum comentário: